Para alguns, mais do que para outros, mas o momento de tomar uma decisão é sempre dificil, especialmente quando envolve sentimentos e quando escolher significa perder alguma coisa importante...
Neste momento por exemplo, muitas pessoas estão pensando seriamente em sair do Brasil e imigrar para outros paises, tal é a insegurança e a falta de perspectivas para um futuro melhor.
Todos os noticiarios brasileiros falam de corrupção em todos os setores publicos, desemprego, aumento da inflação, violencia generalizada, falta de confiança para novos empreendimentos....enfim, como se sentir motivado para trabalhar, fazer carreira, crescer e se realizar profissionalmente, etc, etc...
Por outro lado, como ir embora e deixar para traz sua familia, amigos, coisas amadas....
Eu me lembro de algumas situaçoes que vivi, como a escolha entre estudar psicologia ou direito, me casar de novo quando meus filhos eram pequenos ou me dedicar totalmente a eles e a minha carreira, viver no Brasil ou nos USA, aceitar a mastectomia total ou correr o risco de mais um cancer... E muitas outras escolhas que a vida me reservou...
Alguns fatores influenciam a capacidade em tomar decisões:
1. Personalidade, algumas pessoas simplesmente nascem com mais facilidade em realizar escolhas.
2.Treino, o quanto lhe foi oferecido de oportunidade em realizar escolhas durante seu processo de aprendizado.
3. Criticas sofridas anteriormente, quanto mais criticas uma pessoa possa ter recebido pelas escolhas realizadas mais insegura esta pessoa será.
Cada decisão tomada é uma exposição sobre quem você é. Talvez por isso seja tão difícil para algumas pessoas. A dificuldade em tomar decisão faz parte da timidez ou da fobia social em casos mais graves.
Uma das grandes questões quando falamos em tomar decisões é a indisponibilidade que algumas pessoas têm em assumir riscos. Decidir é sempre arriscar. Decidir consiste em ter forças para assumir que sua decisão pode não ser a melhor.
Decidir também implica em escolhas, em aceitar alguma desvantagem em prol de uma vantagem.
O medo de errar contribui para que cada decisão seja penosa. O medo de ser visto como alguém falho muitas vezes induz a pessoa a se tornar dependente emocional. Esta pessoa delegaria suas decisões aos outros, e mesmo que os resultados não sejam os melhores talvez haja alivio em não carregar a responsabilidade.
Aprender a tomar decisões é o mesmo que aprender quem você é e o que deseja para sua própria vida. Significa ter coragem de errar seus próprios erros do que apenas viver com o acerto dos outros.
O momento de tomar a decisão, normalmente exige uma concentraçao, uma avaliaçao pratica da situaçao e isso gera muita tensão e stress, mas é fundamental para a vida saudavel e nossa felicidade, que possamos decidir.
Por isso, lembre-se, é muito importante que este treinamento seja feito desde muito cedo, pois quanto mais voce expoe uma criança a tomada de decisoes, mesmo que simples, vai facilitar sua vida futura.
Agora eu estou vivendo mais um destes momentos, e me sinto anciosa e preocupada em tomar a decisão certa, mas por outro lado, feliz porque enquanto posso tomar minhas proprias decisões me sinto livre e em otimas condições mentais.
Se voçe tambem esta vivendo esta situação, vá em frente....considere tudo com muito bom senso e responsabilidade, mas não tenha medo do novo, de arriscar por uma vida melhor, mais feliz!!!
#californiaviagemferiasusaamericanos #cidadania #amor #sexo #novela #dinheiro #odio #morte #escola #imperio #petrobras #reencontro #namorado #paixão #idade #felicidade #cirurgiaplastica #beleza #maconha #recreação #dependencia #problemas #drogas #frustração #desanimo #tristeza #determinação #objetivo