Hora de ver e brincar na neve
Eu sei que nao da para pensar no frio, quando os termometros estao explodindo ai no Brasa e a unica coisa que voce quer é ficar no ar condicionado ou de preferencia na agua do mar ou da piscina, mas não se esqueça que aqui, ha 12 horas de distancia estamos em pleno inverno. Uma das boas coisas de morar na California é que dá para curtir os esportes de verao e tambem os de inverno.
A Califórnia oferece uma incrível diversidade no que diz respeito
à recreação de inverno – como reunir os amigos em volta de uma
lareira para tomar um bom vinho e derreter marshmallow,
patinar no gelo, dançar, fazer compras e parques de inverno.
O inverno da Califórnia tem um pouco de tudo para todos....
principalmente esquiar na neve!!! A área do Lake Tahoe, ao norte
da California, é a mais famosa para as atividades de inverno.
Seja carregado em um trenó por huskies, gire ou rodopie em
patins de gelo. É claro que esse também é o cenário das melhores
inclinações e neve no mundo. Tahoe é um enorme lago localizado
entre os estados da California e Nevada, formado na era glacial
ha mais de 2 milhoes de anos. Sua profundidade é de 500 metros,
é o 2º mais fundo dos USA, por isso ele nunca congela. Para dar
uma volta completa no lago, voce vai gastar 2 horas e meia der
carro, margeando seus 116 km de beleza absoluta. A Lake Tahoe
Ski Area está repleta de dezenas de resorts de classe mundial.
Os terrenos variados das Sierras Altas oferecem muitos desafios
para os inciantes e tambem para os mais experientes amantes
da neve. As melhores estações de esqui em Tahoe são:
1. Heavenly
Uma montanha entre dois estados, de um lado
Califórnia e do outro Nevada. Heavenly tem um dos cenários
mais impressionantes como pano de fundo. Esta é a maior estação de Tahoe e uma das maiores do mundo, Heavenly tem 97 pistas de pura alegria que vão desde as mais fáceis, para iniciantes (pistas verdes) até para os experts (pistas pretas).
A estação está no sul do lago e tem 30 lifts (teleférico que interliga o parque). O melhor de Heavenly é o visual do lago. A turma do snowboarding se diverte por lá porque tem um enorme parque para manobras mais radicais.
É uma estação bem badalada e às vezes na alta temporada rola até fila para subir nos lifts. Daí o negócio é relaxar e comer algo nos quatro restaurantes disponíveis lá no alto da montanha. Heavenly é cheio de jovens que curtem fazer festa nos casinos que ficam praticamente ao lado da estação. Se você quer conciliar esqui e festa, Heavenly é a sua montanha.
Se você está começando a esquiar, não acredito que seja o melhor lugar, a não ser que você pegue uns dias de aulas com os instrutores. Heavenly Ski Resort destaca-se com sua gondola, com mais de 5000 quartos de hotel, vários restaurantes cinco estrelas, dois cineplexes, spas, shopping e danceterias. Com 4800 acres, é o maior resort da Califórnia, o qual oferece uma vista espetacular do Lago Tahoe.
2. Squaw Valley
A segunda maior estação de ski em Tahoe depois de Heavenly é uma das mais respeitadas no mundo por ter sido sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1960, Squaw tem algo de glamour no ar.
Em 1983, quando Walt Disney ajudou a escolher onde colocar o primeiro teleférico da Califórnia, ele escolheu Sugar Bowl, perto de Donner Summit – um local de picos íngremes, estreitas rampas acentuadas e amplas bacias abertas.
O Squaw Valley também oferece uma virada na tradição do esqui –esquiar de noite! Visitantes podem usar as pistas graças a um sistema de iluminação especialmente criado.
Os americanos se orgulham e amam esquiar em Squaw e é lá você vai ver a nata dos experts no esporte. O parque fica no norte do lago e tem 30 lifts com 170 pistas. O que acontece é que metade das pistas de Squaw são para profissionais, ou seja, pistas pretas. O restante, 35% fica para os intermediários, ou seja, as pistas azuis e apenas 15% de pistas verdes para iniciantes.
3. North Star
Essa estação fica ao norte do lago, na mesma
região de Squaw Valley e com um visual bonito
do lago. North Star tem um tamanho médio com
20 lifts e 97 pistas, a maioria para iniciantes e
intermediários.
A estação também é famosa por ser bem familiar
e por ter uma pista de patinação no gelo bem
bacana na sua base. Eles também tem um parque
de freestyle e um half pipe para os que adoram
manobras mais radicais.
Ela é considerada como a mais sofisticada estação
de esqui da região, é recheada de lojas, restaurantes
e até salas de cinema para divertir a família toda.
4. Kirkwood
Outra montanha adorada pelos californianos, ela
fica ao sul do lago e é uma das estações que mais
recebe neve pela sua altitude. Na verdade, Kirwood
é meio que subestimada por ser menorzinha com
apenas 14 lifts e 72 pistas, mas é super amada pelos
snowborders californianos.
Vale lembrar que voce deve visitar os parques terrenos de Alpine Meadows com coletores de ar aspiradores – o local perfeito para aprender em trilhos e saltos menores. Perfeito para todos os iniciantes, de crianças até avós.
Alem de Tahoe, voce tambem pode achar ótimas opções de diversão no Mt. Shasta, Mammoth Mountain e até mesmo nas encostas do Sul da Califórnia, em Big Bear.
Mammoth
Situada há 3371 m acima do nivel do mar, Mammoth Mountain tem 502 m de altura e uma area de 1416 hectares. Ao sul de Yosemite , Mammoth Mountain é o refúgio de neve favorito com mais de 3.500 hectares de rampas acentuada, tigelas abertas e trilhas bem cuidadas.
É a estaçao de esqui mais alta da California, com maior temporada de neve dos USA e localização privilegiada porque fica há 5 horas de carro de Sao Francisco, Las Vegas e 2 horas de Los Angeles.
Também se orgulha de ser a estação mais espaçosa. As pistas são bastante largas, o que minimiza a constante disputa territorial entre os arrojados snowboarders — em grande quantidade em Mammoth — e os esquiadores menos radicais. E há espaço para todos também nos ares, graças ao bom número de gôndolas e teleféricos espalhados pela montanha, 28 no total.
A maior parte desses ascensores está no Main Lodge, a principal área de esqui da montanha. É lá que fica a Panorama Gondola, uma estrutura que leva da base das pistas ao topo da montanha, de onde apenas esquiadores com muita experiência podem descer.
Mesmo que esse não seja o seu caso, vale a pena pegar carona nessa gôndola para apreciar a vista e ter, do alto, uma visão única deste pedaço da Sierra Nevada.
No horizonte, o destaque fica para o conjunto de picos batizados de Minarets. No meio de sua trajetória, a gôndola panorâmica faz uma parada na McCoy Station.
Outras duas áreas compõem a estação de esqui: Canyon Lodge e o Eagle Lodge. Conectado à vila do complexo (o Village) por uma gôndola, o Canyon tem também uma boa quantidade de trilhas fáceis. Uma delas leva diretamente ao centro do Village. Já a grande atração de Eagle Lodge é a área de cross country, uma trilha batizada de Tamarack.
O esqui não é a única atividade no longo inverno de Mammoth. Passeios de snowmobile e snowcat (uma espécie de "ônibus" da neve) estão entre as opções do resort.
Para as crianças há uma área com pistas para descer em boias, como as dos parques aquáticos. Entre as facilidades oferecidas está o sistema de transportes, que liga todos os hotéis do complexo às pistas e ao centro de Mammoth Lakes.
Passeios de trenó, guerras de bola de neve, um lago alpino azul-turquesa cercado de picos cobertos de neve—experimente esse refúgio gelado para uma escapada de inverno inesquecível.
Para uma experiência mais tradicional, caminhe pelo Yosemite enrolado em cobertas em cima de um trenó puxado por dois cavalos, cortesia da Yosemite Trails Pack Station .
Big Bear Lake
está situada no Condado de San Bernardino, e próxima das principais cidades turísticas da Califórnia (San Diego – 152 milhas; Los Angeles – 102 milhas). A cidade é famosa pela prática de Ski e Snowboard, possuindo duas pistas: Snow Summit e Bear Mountain. Além disto, o contraste da montanha e do lago é um espetáculo a parte, valendo muito a pena conhecer.
Assim, vamos aos pontos principais: Em geral a cidade não apresenta muitas atrações.
No inverno, Big Bear Lake gira em torno das estações de ski, Bear Mountain e Snow Summit. Para os que não praticam esportes, é válido mencionar que Big Bear Lake é uma cidade muito bonita e a neve proporciona um contraste fantástico entre a montanha e o lago, gerando ótimos momentos.
Passar o dia passeando pela cidade também é válido e suficiente para perder muitas horas.
Para os que pretendem ir em outra época do ano e sem neve, a cidade também proporciona a prática de outros esportes, tais como: canoagem, ciclismo, caminhadas, pesca, jet skis...
Apesar de a cidade ser pequena, apresenta algumas opções de restaurantes (possui até Starbucks). Desta forma, podem-se encontrar opções de todas as faixas de preço.
Montain High
É a estação de esqui e snowboard mais próxima de Los Angeles, no sul da Califórnia, localizado a pouco mais de uma hora, em Wrightwood.
Ela é dividida em três resorts diferentes: West Resort, East Resort and North Resort.
West Resort, a montanha mais avançada, possui terreno perfeitamente desenhado para esquiadores e pilotos de freestyle. East Resort é conhecida por suas corridas magnatas, esqui clareira e excelentes vistas sobre o deserto de Mojave. North Resort é perfeito para famílias e iniciantes, com mais de 70 hectares de terreno introdutório e também possui o Pólo Tubing Park North, a maior área de tubulação no sul da Califórnia.
Montain High é um dos lugares favoritos para os esquiadores e snowboarders do sul da Califórnia, graças à sua localização conveniente e grande sensação de montanha.
Famílias podem descobrir todas as formas de diversão na neve na parte de cima ou na parte de baixo do estado, desde patinação no gelo, num ringue Olímpico com vista para o Lake Tahoe, ate um passeio em carruagem puxada por cavalos em uma noite estrelada e límpida.
Para uma experiência única de inverno, suba 3000 metros até a face simples do Mt. San Jacinto no Palm Springs Aerial Tramway e tenha uma vista espetacular do canyon.
A California ostenta a elite do esqui e snowboarding downhill.
Observação: verifique as condições da estrada no inverno antes de partir; podem ser necessárias correntes ou tração nas quatro rodas e pneus para neve, e algumas rotas podem fechar devido ao mau tempo. Para um registro de atualizações, ligue para CalTrans em 800/427-7623.