top of page

Gorjeta 

 

Todo mundo gosta de ser bem atendido.

Se você opta por um café, bar ou restaurante, sempre espera ser atendido com educação e gentileza e que os pedidos não demorem muito.

Em outros casos, você também espera uma ajuda para carregar as malas até a porta do hotel ou até o carro durante uma viagem.E a gorjeta foi feita para recompensar os funcionários que trabalham para oferecer esses bons serviços, além do básico e universal “obrigado”.

A gorjeta surgiu na Inglaterra, durante o século 17 e hoje é usada no mundo inteiro para demonstrar a satisfação por um serviço prestado.

Não é à toa que é comum não dar nenhuma gorjeta se o serviço não agradou.

Há locais do mundo em que a gorjeta é regra e lei, já em outros é algo apenas cultural e não pagá-la pode ser considerado um ato extremamente grosseiro.

Saiba  a diferença e como funciona a gorjeta no Brasil e nos USA.

 

No Brasil

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Gastronomia e Hospedagem de São Paulo e Região, mais de 80% dos estabelecimentos da região adicionam na conta uma taxa de serviço de 10% sobre o valor consumido.

Essa taxa é opcional e pode ser entendida como gorjeta.

Mas, em casos de excelente atendimento, também é comum pagar diretamente ao garçom sem uma porcentagem pré-determinada.

 

Nos Estados Unidos

A gorjeta é chamada de Tip

 

Os Estados Unidos não possuem uma lei específica sobre as gorjetas, mas elas já se tornaram uma convenção social.Mesmo se o serviço oferecido for regular ou ruim, espera-se que uma gorjeta seja oferecida, ainda que em valor mais baixo do que o comum.O tradicional é pagar ao menos uma taxa de 15% de gorjeta, com exceção de situações em que você deseja deixar claro de que o atendimento não foi bom.Há algumas cidades norte-americanas que aumentaram a convenção entre 17% a 20%.

Em Nova York, Las Vegas e na California, por exemplo, a gorjeta costuma ser mais alta do que em Miami e Orlando.
Para carregadores de malas, o comum é oferecer 1 dólar para cada mala e, para camareiras, é comum deixar 2 dólares em cima da cama do hotel.

Os Brasileiros que nos visitam  normalmente acham que a conta do restaurante ja foi alta, ja pagou o imposto que é obrigatorio, então não precisa dar o tip, mas isso é muita falta de cortersia e gentileza, pois aqui a cultura é dar o tip. Normalmente o trabalhador nestes locais de prestação de serviços, ganham mais de tip do que de salario.

bottom of page