San Francisco!!!
Localizada no Norte da Califórnia, a mágica região se estende para além da baía até diversas cidades, com vida noturna e uma excelente cozinha, alguns dos melhores vinhos do mundo, cidades à beira-mar, praias amplas, além da extremidade sul da baía familiarizada com tecnologia – onde ideias que surgem no almoço se tornam a mais nova e brilhante inovação.
São Francisco é a quarta cidade mais populosa do estado
da Califórnia e também 13ª mais populosa dos Estados
Unidos, Tem uma área de terra de 121 km², com mais de
7,4 milhões de pessoas.
Em 1776, os espanhóis estabeleceram uma fortaleza no
Golden Gate e uma missão chamada de Francisco de Assis
no local.
Em 1821 o México tornou-se independente, e a cidade
passou ao domínio dos mexicanos.
A Guerra Mexicano-Americana, que iniciou-se a 9 de Maio
de 1846, entre o México e os Estados Unidos, causou a
anexação da parte superior da região mexicana de
Califórnia (que depois iria tornar-se o atual Estado
americano de Califórnia. A 9 de Julho, forças navais
americanas capturaram a cidade de Yerba Buena, e
renomearam-na de São Francisco a 30 de Janeiro de 1847.
Em dezembro de 1848, ouro foi descoberto, próximo a
Sacramento, e levando à grande gold rush (corrida de ouro)
da Califórnia de 1849 (motivo qual o time de futebol
americano de São Francisco é chamado de 49ers),
Em 18 de fevereiro de 1850, São Francisco foi incorporada
pelo governo americano.
Na Califórnia, as misións dos franciscanos se tornaram
vilas e hoje são cidades americanas. Entre estas, incluem-se
a primeira, quase na fronteira com o México, San Diego,
e mais ao norte, fundaram a segunda, Carmel.
A 18 de abril de 1906, São Francisco foi abatido por um grande terremoto, considerado até os dias atuais como um dos piores desastres naturais a abater-se sobre os Estados Unidos. O abalo sísmico, que atingiu 8,25 naescala Richter, causou a destruição de prédios e edifícios. Mais graves foram os incêndios que se seguiram ao terremoto, proveniente de lampiões de querosene arrebentados, explosões de tubos de gás e da queda de fios de eletricidade. Quando tudo havia terminado, 3000 pessoas haviam morrido, 28 mil estruturas, entre casas e edifícios estavam em ruínas, e cerca de 225 mil pessoas ficaram desabrigadas.
Os habitantes de São Francisco rapidamente reconstruíram a cidade.
A Ponte Golden Gate foi aberta em 1937.
Durante a Segunda Guerra Mundial, São Francisco foi o porto de embarque . Após a guerra, o retorno dos militares, a imigração em massa, atitudes de liberalização e outros fatores que levaram ao Verão do Amor e ao movimento pelos direitos dos homossexuais, consolidaram São Francisco como um centro de ativismo liberal nos Estados Unidos.
Após a guerra, em 1945, oficiais de 50 nações diferentes encontraram-se na cidade, para fundar oficialmente a Organização das Nações Unidas.
Em 1951, o Tratado de São Francisco, adotado pelos Estados Unidos e pelo Japão, estabelecia relações de paz entre ambos os países.
Os principais pontos turisticos de Sao Francisco são:
Union Square,
Está localizada no coração de São Francisco. No centro da praça há uma estátua em homenagem a vitória de do Almirante Georges Dewey durante a guerra de 1898 contra a Espanha. A praça está localizada entre as ruas Geary, Powell, Post e Stockton, rodeada das melhores lojas de departamentos como Neiman Marcus, Macy´s, Saks Fifth Avenue, etc. As ruas próximas são perfeitas para as compras, com as nossas lojas preferidas, lojas de designers famosos, joalherias, assim como de galerias de arte e dos teatros.
Bem movimentada, por ali passa o famoso bondinho, cartão postal de SF.
Lombard Street,
É a rua famosa dos filmes! Aquela descida cheia de curvas e lotada de flores! Esquina com Hyde Street, é a rua mais torta do mundo! Até 1922, foi a mais íngreme, com inclinação de 27%, e para torná-la mais acessível, foram construídas 8 curvas fechadas em zigue- zague. A rua é residencial , onde há casas com lindas com primaveras! Hortênsias por toda parte, um presente para quem passa de carro, ou à pé! Imperdível!!!
Fisherman's Wharf,
Um dos pontos turísticos mais visitados, Com 4 áreas de shopping: Pier 39, Ghirardelli Square, The Anchorage e The Cannery.
Pier 39,
Construído com material de diversos piers, é um dos pontos mais visitados de SF! Lojas, lanchonetes, souvenirs por toda parte, restaurantes, sorvetes... e o famoso Aquarium on the Bay! Na extremidade à esquerda é possível ver uma colônia de leões marinhos gritando e tomando sol! O pier 43 Promenade é uma caminahda ao longo da baía até o o Pier 39, com barracas de siri na Taylor Street. Entre a Cannery e o Pier 39 é possível escolher entre várias barracas de siri para serem consumidas em pé. Dos Piers 41 e 39 é possível pegar barcas para Sausalito e Tiburon, assim como para o Six Flags Discovery Kingdom
GoCar
É a maneira mais emocionante e divertida para conhecer San Francisco - o carro que fala em Português, guiado por GPS! O carro inteligente fala e navega para você, mostrando os principais pontos turísticos de San Francisco! O preço é por pessoa e disponível para até 2 pessoas /carro. Saídas de Fisherman´s Wharf ou Union Square. Passeios de 1, 2, 3 horas ou o dia inteiro.
Ghirardelli Square,
Antigamente na Ghirardelli Square havia uma fábrica de chocolates e hoje é um espaço gostoso para ir almoçar, curtir a vista, com fonte, sorvetes, com restaurantes, lojinhas: ElizabethWI,Gigi+Rose, Kara´s Cupcakes, Helpers Bazaar, Jackson & Polk, Lola of North Beach, Lola Toy Shop, One of a Kind, e Yep Wraps, a loja mais fofa para cachorros! E ainda bem que tem a Ghirardelli Soda Fountain; a loja dos famosos chocolates Ghirardelli!... ao entrar oferecem amostras das delícias de quadradinhos...
Palácio de Belas Artes,
Esse palácio em estilo romano foi construído em 1915 para uma exposição que celebrava o término do Canal do Panamá e a recuperação de São Francisco após o terremoto e os subsequentes incêndios de 1906. O designer Bernard Maybeck se inspirou nas ruínas de Roma e também na arquitetura grega. Sua intenção era mostrar “a mortalidade do grandioso e a vaidade dos desejos humanos”.
O palácio é um espaço pacífico para caminhar ou fazer um piquenique. Cercado por jardins e com um lago cheio de cisnes, o palácio ostenta uma enorme rotunda e uma pérgula de 335 metros. O Palácio de Belas Artes fica a oeste do Fisherman's Wharf no Distrito de Marina. A pé, ele fica a três quilômetros do Fisherman's Wharf, depois da Ghirardelli Square
Golden Gate,
O cartão postal mais famoso de San Francisco é a Golden Gate! Com sua cor laranja, é um passeio obrigatório! Concluída em 1937, após 4 anos de obras, a um custo de 35 milhões de dólares, sob supervisão do engenheiro Joseph Strauss, é considerada uma das maravilhas do mundo moderno. A ponte liga São Francisco ao condado de Marin, ao norte da Baía. O pedágio é eletrônico, sem paradas. O comprimento total da ponte, incluindo acessos é de 2.789m, tendo 1.966m de comprimento suspenso e 1.280m do vão central. A largura da ponte é de 27,40m e as torres tem altura de 227m.
Golden Gate Park,
O Golden Gate Park é enorme e o 3º parque mais visitado nos Estados Unidos, criado em1870. Na época, haviam apenas dunas de areia espalhadas por 5Km até o Pacífico. O parque tem 11 acres de comprimento, por 5Km de largura com museus, playgrounds, lagos, aquário, passeios de Segway, estufas, ótimo para passear!
Conservatory of Flowers,
É a mais antiga estufa de madeira e vidro nos EUA, com uma coleção de raras e lindas plantas tropicais.
Japanese Tea Garden,
É um jardim japonês lindo, com pagodes, árvores em bonsai, cerejeiras, azáleas, orquídeas maravilhosas e outras espécies exóticas. Concluído em 1894 para a Feira Mundial, se tornou permanente graças ao imigrante paisagista japonês Makoto Hagiwara, que se dedicou às melhorias e manutenção, além da importação de milhares de cerejeiras, plantas nativas e flores do Japão, pássaros, e até carpas! A introdução do famosos Fortune Cookies (Biscoitos da Sorte) nos EUA ocorreu no Tea Garden, e desde então virou tradição.
Chinatown,
Chinatown é um bairro em SF cheio de labirintos, onde vivem com muita autenticidade muuuuuitos chineses a começar pela entrada do Portão do Dragão, na Grant Avenue em Bush Street, com 24 quadras lotadas de restaurantes, lojas e mercados, com Museu Histórico da Sociedade Chinesa, e um centro cultural.
Sausalito,
Do outro lado da Golden Gate, na Baía de San Francisco fica a charmosa e pequena Sausalito! A cidade foi fundada em meados do séc. XIX, considerada local histórico. Sausalito tem uma longa história marítima e foi um dos principais estaleiros navais durante a Segunda Guerra Mundial. Os famosos navios de transporte de tropas e suprimentos ; "Liberty Ships" foram construídos nos estaleiros de Sausalito. É um ponto turístico popular, todo mundo quer passear pelo seu calçadão, curtir a linda vista da Baía, restaurantes e lojinhas. Imperdível ir à Sausalito, a vista é linda!
Alcatraz,
No séc. XIX a ilha era um forte militar. Em 1934, a ilha já tinha sido convertida em prisão militar, tornou-se uma penitenciária federal. Até 1963, quando foi desativada, muitos presos famosos passaram por aqui, entre eles; Al Capone! A partir de 1969 foi ocupada por índios de várias tribos, que protestavam por direitos civis. Atualmente pertence à Golden Gate Recreational Area, e atrai milhares de visitantes. Acessível por barco partindo do Pier 33, no Embarcadero, próximo ao Fisherman´s Wharf. Venta muito, leve agasalho, e prepare-se para andar com sapatos confortáveis, pois o topo da ilha tem uma elevação de 40 m.
Arredores de São Francisco,
Doidos pela internet... vale a pena dar uma esticada até o Vale do Silício (Silicon Valley), onde as empresas mais importantes do mundo tem escritórios desde 1950, com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, informática e eletrônica. O vale é o centro do empreendedorismo mundial, e abrange várias cidades ao sul de São Francisco (60 Km) no estado da Califórnia, como Mountain View, Palo Alto e Santa Clara.
Google,
Vale a pena passar pela sede do Google, (com mais de 70 escritórios espalhados pelo mundo, este é o principal) o espaço é enorme, quase uma cidade de prédios baixos, super arborizado, cheio de bicicletas coloridas. Como a área é muito grande, os funcionários usam as bikes para trabalhar. Bem legal saber que ali trabalham as maiores feras da internet, do Google.
É possível dar uma passeada apenas pela parte externa do campus, com clima de universidade, cheio de jovens criativos, esculturas pelo caminho, quadras de vôlei, o cenário do fime "Os Estagiários", ("The Interenetship", com Vince Vaughn e Owen Wilson)!
Facebook,
Para loucos pelo facebook, também vale conferir o escritório central de Mark Zuckerberg, perto do Google, mas não tão legal... a área é bem menor, bem normal, e prédios foram reformados... mas legal mesmo é tirar uma foto no curti (like)! Quem não assistiu, vale conhecer a história do Facebook com o filme: " The Social Network"!
Casa de Steve Jobs,
A casa de Steve Jobs! Onde tudo começou, aquela garagem... o sonho todo do gênio da Apple! Lá criou seu projeto de computador o Apple I, em 1976. Anos mais tarde mudou a fábrica para Cupertino, não distante da atual em Brandley Drive... Quem não se lembra do filme "Jobs" com Ashton Kutcher? Só não é permitido se aproximar muito, pois agora é de outros moradores... (2066, Crist Drive, Los Altos, Sylicon Valley).
Napa Valley,
A Califórnia é responsável por 90% da produção de vinhos dos Estados Unidos, principalmente dos vales de Sonoma e Napa, ao norte de San Francisco. Em Napa Valley há 3 regiões climáticas; o sul é resfriado pela brisa vinda da baía de São Francisco, com clima similar ao do norte da Europa. Perfeito para o cultivo de uvas que produzem vinhos Pinot Noir, Chatdonnay e Riesling. Mais para o interior as temperaturas são em média 5º mais altas, há produção de vinhos Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Zinfandel. E ao norte do vale, com altas temperaturas no verão produzem vinhos Gamay e Petite Sirahs.
Hoje, São Francisco é a décima oitava cidade mais rica do mundo e nona nos Estados Unidos.