IMIGRANTES - o que são, onde estao, dificuldades
Eu sou descendente de italianos que foram para o Brasil como imigrantes, em busca de melhores condições de vida e da realização de um sonho. Desde pequena eu ja ouvia meus pais e avós falarem sobre as dificuldades para os imigrantes se adaptarem numa nova pátria, desde o problema de aprender uma nova língua, a moeda, os costumes, tradições, enfim um novo começo de vida...
Eles venceram todas as dificuldades, se estabeleceram e criaram suas famílias.
Assim, eu aprendi que tudo é possivel quando se tem um verdadeiro objetivo e mais tarde, estes aprendizados e lembranças me ajudaram a superar minhas próprias dificuldades como imigrante nos USA.
Para ilustrar e saber um pouquinho da historia, a imigração em geral ocorre por motivos pessoais ou pela busca de melhores condições de vida e de trabalho, ou ainda para fugir de perseguições ou discriminações por motivos religiosos ou políticos.
Os Estados Unidos foi o país que recebeu os maiores contingentes de imigrantes da História da humanidade.
A imigração começou no século XVII e dura até os dias de hoje. Naquela época, a Inglaterra vivia um momento conturbado e a saída para a crise de cunho religioso e econômico foi imigrar para a América do Norte. Outras imigrações menores chegaram de todos os cantos da Europa e da Ásia, incluindo-se milhares de chineses, coreanos, filipinos e indianos.
Os Estados Unidos continua a ser a terra de entrada de milhões de imigrantes.
Na atualidade, quem domina essa imigração são os latino-americanos e, em especial, os mexicanos. Vivem hoje quase 30 milhões de pessoas de origem mexicana nos EUA. Cerca de 45 milhões são hoje de origem latina. O numero de brasileiros nos EUA em 2010 era de 339.600.
Existem varias formas de imigrar para outro país legalmente, entre elas, por transferencia de trabalho, para estudar, se casar, acompanhar os filhos naturalizados, realizar pesquisas cientificas, fazer parte de times esportivos, etc. Ha ainda os imigrantes que entram no país com visto de turista, mas que após o período permitido para permanência, acabam ficando de forma irregular.
Bem, então agora com estas ilustrações, dá para entender que as pessoas continuam buscando novos países e horizontes para ter oportunidades e viver melhor...
Por um longo tempo, quando a pessoa chega a um novo país, a sensação é de que se esta vivendo pior. A falta das pessoas queridas, a zona de conforto, a insegurança, a angustia brotam a cada minuto, a vontade é de largar tudo e voltar para "casa”...
Aí vem o orgulho proprio que fala mais alto e cobra as tentativas e o sucesso. Ninguem quer voltar sem ter alcançado o objetivo pelo qual se aventurou e assim começa a batalha pela sobrevivência.
As pessoas muitas vezes tem que abandonar suas profissões e formações, para trabalhar em sub-empregos, tem que aceitar novas formas de viver, como por exemplo dividir um apartamento ou conviver com pessoas de outras culturas. Também tem que entender o sistema e se submeter as regras e leis do país, que são bastante rígidas e severas, como por exemplo, não beber e dirigir, não fazer barulho, não ultrapassar o limite do outro, não estacionar em locais proibidos, etc.
Ah, e claro tem que aprender a falar ingles e ate, em muitos casos, o espanhol.
Entre as principais dificuldades que o imigrante enfrenta aqui na California esta o transporte, pois o transporte publico não é frequente e não abrange todos os locais.
Naturalmente as dificuldades são maiores quanto mais idade tiver o imigrante, pois quem é mais jovem tem uma capacidade maior de adaptação e incorporação de novos conteúdos.
A comunidade brasileira aqui na California tem crescido muito e embora haja uma tendencia a se ajudar mutuamente, ainda assim é meio que cada um pra si.
Hoje, ja existem alguns grupos de brasileiros formados, como a pagina amarela de brasileiros, os participantes nos eventos culturais, as festas brasileiras organizadas por pessoas do ramo e shows de artistas famosos como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Roberto Carlos.
Aqui em los Angeles, temos advogados, medicos e dentistas brasileiros. Tambem temos varios mercados que vendem produtos brasileiros como o Hi Brazil, Brasil Mania, Supermercado brasil, e restaurantes como Silvio’s bbq, Fogo de Chão, Copacabana, By Brazil, Panelas Brasil, Pampas Grill,etc... e ainda as pessoas que trabalham como independentes, fazendo comida brasileira e salgadinhos, como a Maurien Coleone.
Estes empreendimentos facilitam e tornam nossa vida aqui mais agradável, pois quando da vontade de uma coxinha, um brigadeiro, ou uma feijoada, agora temos para onde correr.
Aos poucos as coisas vao sendo facilitadas para os imigrantes, especialmente porque o Brasil esta na moda e os americanos gostam de tudo que é brasileiro.
Tambem tivemos em outubro de 2014, a aprovação das leis que favorecem os imigrantes indocumentados. O governador da Califórnia, Jerry Brown assinou alguns projetos de lei que vão ajudar de várias maneiras. Por exemplo, o “TRUST Act” (Lei de confiança), limita quem as polícias estaduais e locais podem prender para uma possível deportação. E também o "AB 60" que estende aos imigrantes indocumentados o direito legal de dirigir em estradas do estado.
De qualquer forma, vale a pena ressaltar que antes de tomar a decisão de se tornar um imigrante é necessário ponderar muito, pensar em todas as dificuldades a superar, obstaculos a ultrapassar e os riscos a correr.
Se este é o seu sonho, va em frente, mas com responsabilidade e muita consciencia do que vem pela frente!!!
Vem pra California!
Fonte de informações: Wikipédia